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Jejum intermitente: Benefícios para os profissionais de Poker

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O Intermittent Fasting ou, em português, o jejum intermitente, atualmente, é umas das tendências de saúde e nutrição mais populares do mundo. Contudo, já é uma prática bastante usual e antiga. O jejum intermitente existe durante a maior parte da história humana, e os benefícios inerentes à nossa saúde foram datados em civilizações antigas. Portanto, também é uma das práticas que mais estudos científicos apresenta.

No século XIV, Philip Paracelsus (1493-1541), escreveu: “Jejum é o melhor de todos remédios”; Benjamin Franklin (1706-1790) escreveu: “O melhor de todos remédios é o descanso e o jejum”. 

A nível de práticas religiosas o jejum é um acontecimento bastante comum. Desta forma, temos o exemplo dos muçulmanos, no Ramadão, praticam um ritual de jejum. Sendo que, todos os dias desse mês abstêm-se de comer, beber, fumar ou ter relações sexuais, desde que o sol nasce até que o sol se põe. O profeta Maomé incentivava o jejum todas as segundas e quintas-feiras. Para além disso, a doutrina católica também defende a prática do jejum. Isto é, o católico deve praticar o jejum semanalmente, nas datas da quarta-feira de cinzas e sexta-feira da Paixão de Jesus Cristo. Contudo, atualmente, a Igreja não promove este ato e quase ninguém segue estas diretrizes

O jejum intermitente pode ser visto como uma terapia de reequilíbrio do nosso corpo. Isto é, que consiste em ficar algumas horas do dia sem comer e é interrompido pelo pequeno-almoço. Curiosamente, em inglês chamamos Breakfast, que significa quebra do jejum.

Diferentes abordagens ao Jejum Intermitente

  • Jejum em dias alternados – durante um dia faz-se uma dieta normal e, no dia seguinte, jejua-se completamente ou faz-se uma pequena refeição.
  • Jejum 5:2 – opta-se por fazer uma dieta normal 5 dias por semana e jejua-se nos outros 2.
  • Jejum diário com restrição de tempo (16/8) – pode-se comer normalmente, mas apenas dentro de uma janela de 8 horas por dia. É o mais popular, uma vez que é considerado o mais simples de seguir.

PRO TIP: No caso dos atletas de Poker, a nossa nutricionista, Fabiana, aconselha a fazer um jejum de um período de 14 horas. Uma vez que a maioria dos jogadores (pelo menos na Europa) estão acordados até tarde e a maior parte das vezes a sua primeira refeição é o almoço.

Está cientificamente provado que o jejum é benéfico?

Se efetuarmos uma pesquisa, na biblioteca científica Pubmed, encontramos milhares de artigos que afirmam a existência de benefícios na introdução de períodos de jejum durante o dia ou 24h de jejum por semana.

O corpo armazena uma pequena parte do açúcar proveniente da alimentação, sob a forma de glicogénio e o restante transforma-o em gordura e acumula-a. Sendo que, podemos armazenar no nosso corpo cerca de 1.600 a 2.000 calorias em glicogénio nos músculos, enquanto que em gordura podemos acumular mais de 40.000 calorias.

No início do jejum, quando se deixa de comer, o nosso corpo está a usar a glicose, como fonte de energia. Quando esta fonte esgota, existem duas hipóteses: come novamente recomeçando o ciclo ou faz algum tempo de jejum.

Neste último caso, a energia é fornecida pela reserva de glicogénio acumulado nos músculos. Se prolongares o teu jejum, as reservas de glicogénio acabam por se esgotar e inicia-se o processo de gliconeogénese. Ou seja, a formação de glicose no fígado e rins. Por isso, este processo assegura a quantidade mínima de açúcar que é necessário para o cérebro e os glóbulos vermelhos. Assim, o resto do corpo vai usar, como fonte calórica, a gordura que tem acumulada.

PRO TIP: No caso dos jogadores de Poker, a nossa nutricionista, Fabiana, desaconselha a típica estratégia nutricional de comer de 3 em 3 horas. Isto é, tendo em consideração que vais passar grande parte do teu tempo sentado(a) a grindar. Logo, não faz sentido e nem sequer há necessidade de ingestão de 3 em 3 horas!

Quais são os benefícios do Jejum Intermitente?

O Jejum Intermitente é uma prática que permite ao organismo organizar a estrutura biológica e metabólica, fortalecer a imunidade, eliminar componentes desnecessários, potencializar o desempenho físico e mental. 

Ou seja, os períodos sem comida ajudam a baixar os valores da insulina e glicémia. Consequentemente, o corpo começa a aprender a usar a gordura que tem armazenada

Em suma, o jejum intermitente permite:

  • Queimar gordura e não músculo;
  • Aumentar a produção da hormona de crescimento (GH);
  • Acelerar o emagrecimento;
  • Aumentar a sensibilidade à insulina (regula os níveis);
  • Reverter a síndrome de resistência periférica à insulina;
  • Aumentar a sensação de bem-estar e saciedade;
  • Mais energia e aumento do metabolismo basal;
  • Estabilidade da glicemia no sangue;
  • Reverter a diabetes tipo 2.

NÃO TE ESQUEÇAS

  1. O Jejum é uma prática ancestral e com inúmeros benefícios para a tua saúde;
  2. O teu cérebro não precisa de estar sempre a receber glicose. Portanto, o jejum é um excelente aliado para a tua performance cognitiva; 
  3. O jejum pode ser utilizado como uma estratégia para perder peso e gordura. Assim, tem um impacto positivo na tua saúde e vida profissional;
  4. Começa com um jejum de 14 horas, sendo que o jantar deve ser a tua última refeição do dia. 

Resumidamente, vários estudos dizem que regimes de jejum intermitente influenciam a regulação metabólica. Isto é, por meio de efeitos sobre a biologia circadiana, o microbioma intestinal e os comportamentos de estilo de vida modificáveis, como o sono. Ou seja, comprovadamente eficazes, esses regimes alimentares oferecem abordagens não farmacológicas promissoras para melhorar a saúde de forma geral.

Por fim, aconselhamos que entres em contacto com o teu nutricionista antes de adoptares esta estratégia nutricional. Uma vez que todos somos diferentes e, portanto, temos todos necessidades específicas e distintas! 

Os atletas Polarize Poker têm ao seu dispôr acompanhamento de profissionais de renome da área da Nutrição que os orientam e aconselham sobre os melhores hábitos a adoptarem. Junta-te à nossa comunidade em constante crescimento!

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